Viajar com Lentes de Contato

Se pretende fazer uma viagem, reunimos algumas dicas práticas para que você não tenha problemas ao usar suas lentes de contato.

 

– Se você é usuário de lentes de contato e viaja frequentemente já deve ter sentido algum desconforto em seus olhos, sobretudo em voos mais longos, nos quais se passam diversas horas dentro da aeronave. Devido à alta pressão, baixa umidade relativa do ar (ar seco) dentro dos aviões, pode ocorrer uma desidratação dos olhos, deixando o usuário com sensação de olho seco, causando irritação e ardência.

 

– O uso de notebooks, tablets ou celulares por tempo prolongado durante o voo, também contribuem para o ressecamento ocular.

 

– Beba bastante água, para manter o corpo hidratado, e procure piscar com certa frequência, pois o movimento ajuda na lubrificação dos olhos.

 

– Outra opção para manter uma boa acuidade visual são os lubrificantes. Solicite ao oftalmologista um colírio lubrificante para usar sobre as lentes em viagens de avião.

 

– Evite dormir com as lentes de contato, pois a diminuição da oxigenação também causa ressecamento. Em caso de longos trajetos, prefira a retirada das lentes. Para isto, esteja sempre acompanhado de estojo e solução específica para sua lente de contato na bagagem de mão.

 

– Verifique as regras de segurança aplicadas nos aeroportos. Observe o limite máximo de líquidos que pode transportar junto de sua companhia área. Atualmente existem diversas opções de solução de limpeza, com frascos pequenos para você levar consigo na bagagem de mão.

 

– Não esqueça de levar lentes de contato reservas, dependendo da duração da sua viagem, garanta lentes extras para qualquer eventualidade. Lembrando que o estojo e as soluções de limpeza devem acompanhá-los durante toda a viagem, a fim de manter suas lentes higienizadas e bem conservadas.

 

– Se você também for usuário de óculos, transporte um par durante a viagem. Caso surja qualquer problema com suas lentes de contato, ou mesmo não possa usá-las por algum motivo (conjuntivite, ceratite, por exemplo), é sempre uma boa ideia ter um par de óculos para substituí-las.

 

– Durante uma viagem podem surgir inúmeros problemas de saúde. Caso note que as lentes de contato estão causando desconforto excessivo, ou se sentir qualquer problema com os olhos, procure a ajuda de um oftalmologista. Muitas vezes os hotéis possuem contatos de médicos para lhe indicar um profissional especializado.

 

 

As informações que constam neste artigo não substituem as recomendações de um profissional de saúde. Em caso de dúvida consulte seu oftalmologista.

Gravidez-02
Computador-02-02-02