Envie uma mensagem

Preencha o formulário abaixo e envie uma mensagem

Endereço

Av. Guido Mondin, 472

Porto Alegre – RS

CEP: 90230-260

Telefone

+55 51 33581700

E-mail

optolentes@optolentes.com.br

Existem lentes de contato para quem tem ceratocone?

Sim. A Optolentes possui uma linha de lentes especiais para os mais diversos casos de ceratocone. O ceratocone é uma doença que afeta a espessura da córnea tornando-a mais fina, modificando sua curvatura e deixando-a mais cônica que o normal, o que causa perdas significativas de acuidade visual. Procure um oftalmologista especializado para verificar qual a melhor opção para o seu caso.

Existem lentes de contato para daltonismo?

Sim. A Optolentes possui uma lente de contato específica para daltonismo.

O daltonismo ou deficiência de visão de cores é um tipo de distúrbio em que o indivíduo não é capaz de reconhecer e diferenciar algumas cores específicas. Existem vários tipos de daltonismos, e eles são classificados de acordo com a gravidade para distinguir um determinado conjunto de cores.

A lente de contato age de forma seletiva quanto à passagem de luz, auxiliando a percepção e distinção de cores.

Consulte um oftalmologista especializado para verificar se nossa lente se enquadra para o seu caso.

É fácil cuidar das lentes de contato?

Não é nenhum mistério! Para cuidar delas utilize sempre solução de limpeza indicada para seu tipo de lente. Lembre-se também de higienizar o estojo e tenha consigo sempre um kit com solução e estojo limpo ao sair de casa, para imprevistos. Para saber mais sobre higiene e cuidados leia em Limpeza e Manuseio.

A partir de que idade posso usar lentes de contato?

Não há um limite de idade para uso de lentes. A indicação de uso está relacionada às características e necessidades de cada usuário, que deverá ser determinada pelo seu oftalmologista. Existem bebês, por exemplo, que utilizam lentes, em casos extremos, sob cuidados dos pais. Mas em geral a utilização está associada a maturidade da criança em colocar, retirar e higienizar as lentes.

Quanto tempo é necessário para adaptação total às lentes de contato?

Cada pessoa tem o seu tempo. Alguns usuários adaptam-se imediatamente e não apresentam qualquer problema de adaptação, mas pode levar cerca de até dez dias para a adaptação plena.

Durante este período, é importante o acompanhamento do seu oftalmologista.

Quais são os tipos de lentes de contato disponíveis no mercado?

Basicamente as lentes de contato são divididas em dois tipos de material: lentes rígidas gás permeáveis (RGP) e lentes gelatinosas (hidrogel e silicone hidrogel).

Além do material, as lentes de contato estão disponíveis em formas diferentes, e concebidas para satisfazer objetivos distintos. Elas também podem ser dividas em desenhos relacionados a alguma correção (lentes tóricas para astigmatismo ou lentes multifocais para presbiopia, por exemplo) ou mesmo pela frequência com que se trocam (descarte anual, mensal, diário, dentre outros).

Por que meu Oftalmologista pede para que eu retorne periodicamente, mesmo após a adaptação? Se já sou usuário de lentes de contato, por que preciso retornar ao oftalmologista periodicamente?

Quem usa lentes de contato deve ir ao oftalmologista periodicamente. Mesmo que a adaptação esteja muito boa e não haja nenhum tipo de problema, é importante o acompanhamento da saúde ocular com regularidade para não comprometer a continuidade do uso das lentes.

Eu posso usar lentes de contato para praticar esportes?

Com certeza. As lentes de contato proporcionam uma melhor visão periférica, minimizam distorções de imagem, não atrapalham os movimentos, evitam problemas de embaçamento, quebra e apresentam enorme conforto se comparado ao uso de óculos para a prática de esportes.

Quando devo trocar as minhas lentes de contato?

Cada tipo de lente tem um período de uso indicado. Troque suas lentes de contato conforme orientação do seu oftalmologista e indicação do fabricante. Não ultrapassar o tempo de uso é fundamental para manter seus olhos saudáveis

Lentes de contato podem causar algum tipo de desconforto nos meus olhos?

Quando a lente é bem adaptada e o usuário segue as instruções de uso do fabricante e recomendações do seu oftalmologista sobre os cuidados com a higiene e manutenção das lentes e do estojo, dificilmente haverá algum incômodo.

IMPORTANTE: Se os seus olhos estão vermelhos e você está sentindo dor, ou sua visão esteja prejudicada, procure seu oftalmologista imediatamente.

Para usar lentes coloridas sem grau é necessário ir ao Oftalmologista?

Todas as lentes de contato devem ser prescritas por um médico oftalmologista. As lentes de contato coloridas, mesmo sem grau, podem provocar sérias complicações na visão se não adaptadas e utilizadas corretamente. Seu uso requer os mesmos cuidados que as lentes de contato convencionais.

Existem lentes de contato para correção estética, causadas por acidentes ou doenças?

Sim. A Optolentes possui em sua linha diversas soluções para os mais diferentes casos de imperfeições, cobrindo leucomas, traumas e opacidades. Procure um oftalmologista especializado para identificar a melhor opção para a sua necessidade.

Posso usar lentes de contato com maquiagem?

Pode. Mas cuidado, sempre coloque as lentes de contato antes de começar a maquiagem. Dessa forma você não sujará a parte interna das lentes, que ficam em contato direto com a superfície dos olhos.

Para retirar as lentes, faça o mesmo processo. Primeiro remova a lentes antes de retirar a maquiagem, assim você evitará o contato dos cosméticos com as lentes, aumentando sua durabilidade e a saúde de seus olhos.

Qual produto devo utilizar para a assepsia de minhas lentes de contato?

Existem diversos produtos de limpeza e manutenção. Eles são feitos de acordo com o material de fabricação das lentes, e para cada tipo de lente existe uma solução específica.

Os produtos também podem variar suas funções como limpar, lubrificar, enxaguar, conservar e atuar na desinfecção e remoção de lipídeos e depósitos de proteínas, ou ainda ser multipropósito agregando diversas funções em uma só apresentação.

IMPORTANTE: Antes de adquirir qualquer produto, solicite indicação do seu oftalmologista e nunca utilize água para assepsia das lentes. Apenas as soluções de limpeza específicas têm a função e o poder de manter suas lentes sempre limpas e próprias para uso. Elas conservam a higiene das lentes para que não causem mal aos seus olhos.

É possível minha lente ir para a parte de trás do olho?

Não existe esta possibilidade. Os olhos são revestidos pela conjuntiva (membrana que cobre o olho), o que impede que a lente de contato se movimente para trás do globo ocular.

A lente pode ficar presa no olho?

É muito incomum lentes de contato ficarem presas. Principalmente quando bem adaptadas, com a curvatura da lente correta para seu olho, dificilmente isto ocorrerá.

A maioria dos casos de lentes presas acontece quando o usuário dorme com as lentes ou utiliza por muitas horas, além do recomendado. Ocorre que o material de sua superfície resseca e gruda ao entrar em contato com os olhos.

Posso dormir com lentes?

Não é aconselhável dormir com as lentes de contato. Mesmo com a existência de materiais com grande transmissibilidade de oxigênio, quando dormimos de lentes, essa oxigenação naturalmente diminui, e também ocorre um aumento da temperatura da superfície ocular, o que pode eventualmente ocasionar infecções oculares.

A minha lente está caindo do olho. É normal isto acontecer?

Não é normal isto acontecer. Uma lente bem adaptada com os parâmetros certos para seu olho não deve cair.

Se isto ocorrer retorne ao seu oftalmologista para uma revisão.

Posso compartilhar minhas lentes de contato com outra pessoa?

Lentes de contato são dispositivos de uso pessoal e intransferível. Elas se enquadram às suas necessidades e não podem ser compartilhadas em hipótese alguma, pois podem transmitir bactérias, causar alergias e infecções.

A prescrição de grau dos óculos é diferente das lentes de contato?

O grau da lente de contato nem sempre é o mesmo dos óculos. Dependendo do grau e do tipo de correção prescrita as especificações podem ficar significativamente diferentes para que você tenha a melhor acuidade visual possível.

Eu posso continuar usando meus óculos se eu começar a usar lentes de contato?

Sim. Você pode fazer uso combinado, ou mesmo alternado, das lentes de contato e dos óculos, pois eles são complementares. Converse com seu oftalmologista e siga sempre as recomendações de uso para manter uma boa saúde ocular.

Posso usar lentes na praia?

Pode, mas deve-se tomar alguns cuidados. O vento e a areia podem causar desconforto e irritação nos olhos. Para evitar de machucar os olhos, não coce! O indicado é que se retire as lentes e faça uma boa limpeza.

Para saber mais sobre higiene e cuidados leia em Limpeza e Manuseio.

Posso usar lentes embaixo d’água?

Pode sim, mas com alguns cuidados especiais. Ao retirar as lentes é recomendável que as limpe com solução específica antes de colocar no estojo. Uma boa higienização pode evitar contaminação e proteger os olhos de irritações por causa do cloro da piscina, água do mar, ou até mesmo infecções bacterianas.

Se for praticar natação usando lentes de contato, recomenda-se o uso de óculos especiais.

Como diferenciar o lado certo da lente de contato?

Até usuários mais experientes, por vezes, não percebem que a lente está do lado errado e acham que o incômodo é causado por uma sujeira.

Verifique se a lente está do lado certo observando as bordas da lente, se estiver do lado avesso, as bordas ficam ligeiramente abertas (lembrando o formato da letra “V”), e se estiverem do lado correto as bordas ficam bem para cima (lembrando o formato da letra “U”).

Por que minhas lentes de contato estão embaçadas?

Existem várias razões possíveis para suas lentes estarem embaçando. Lentes arranhadas (no caso das lentes RGP), erro na prescrição e principalmente a limpeza incorreta são alguns dos motivos mais comuns.

Para o caso de limpeza incorreta, siga algumas dicas e cuidados abaixo:

Higienize bem suas mãos, com sabão neutro, antes de iniciar a limpeza de suas lentes de contato.

Realize a higienização das mesmas com a solução de limpeza indicada para sua lente.

Após aplicar o produto, friccione cuidadosamente ambos os lados da lente.

Agora vem o passo mais importante para evitar o embaçamento.

Após a etapa de fricção de limpeza da lente, evite tocar no centro da lente e NÃO friccione as lentes durante o enxague.

Dicas

As lentes de contato proporcionam praticidade em diversos momentos do dia e são uma ótima alternativa para os usuários de óculos.

Confira aqui algumas dicas e curiosidades sobre lentes de contato.

Limpeza e manuseio

Para garantir a vida útil de suas lentes de contato e manter a uma boa saúde ocular tenha alguns cuidados, é importante saber como é feita a limpeza e manutenção das lentes, além de respeitar o prazo de validade. Siga o passo a passo e mantenha sua visão livre de problemas.

Preparando para colocar

• Higienize bem suas mãos com sabão neutro e enxugue com uma toalha que não solte fiapos.

• Retire sua lente do estojo.

• Para evitar a troca de lentes, comece sempre pelo mesmo olho.

• Enxágue brevemente sua lente com solução desinfetante específica para seu tipo de lente de contato.

Colocando as lentes

• Coloque a lente na ponta de seu dedo indicador.

• Com o dedo médio da mesma mão, próximo a seus cílios inferiores, puxe a pálpebra para baixo.

• Use um dedo da outra mão para levantar a pálpebra superior.

• Coloque a lente suavemente, solte as pálpebras e pisque. A lente se centralizará automaticamente. OBS: há outros métodos para colocação das lentes. Caso não se adapte a este, seu médico oftalmologista poderá indicar outra forma.

Retirando as lentes

GEL

• Higienize bem suas mãos com sabão neutro e enxugue com uma toalha que não solte fiapos.

• Puxe levemente a pálpebra inferior com uma das mãos.

• Com o polegar e o indicador da outra mão pince suavemente a lente.

• Retire a lente do olho.

RGP

• Higienize bem suas mãos com sabão neutro e enxugue com uma toalha que não solte fiapos.

• Puxe levemente a pálpebra inferior com uma das mãos.

• Com o auxílio de uma ventosa retire a lente. OBS: há outros métodos para remoção das lentes. Caso não se adapte a este, seu médico oftalmologista poderá indicar outra forma.

Limpeza e amazenamento das lentes

• Com as mãos limpas e secas, acomode a lente na palma da mão.

• Enxágue ambos os lados da sua lente com solução desinfetante específica para seu tipo de lente de contato.

• Com o dedo indicador da outra mão, friccione cuidadosamente de maneira linear ambos os lados da lente.

• Enxágue bem a lente com a solução desinfetante apropriada antes de guardá-las.

• Coloque as lentes no estojo e cubra-as com a solução, sem exceder o limite da borda.

Limpando seu estojo

• Regularmente faça uma limpeza no seu estojo.

• Utilize sabão neutro e uma escova específica para esta tarefa.

• Enxágue em água corrente e seque.

• A cada 3 meses faça a troca por um estojo novo.

• Quando utilizar um novo estojo, repita o processo acima.

Armazenamento das Lentes

• Regularmente faça uma limpeza no seu estojo.

• Utilize sabão neutro e uma escova específica para esta tarefa.

• Enxágue em água corrente e seque.

• A cada 3 meses faça a troca por um estojo novo.

• Quando utilizar um novo estojo, repita o processo acima.

Ametropias

As lentes de contato são uma ótima opção para correção de problemas de visão, elas corrigem miopia, hipermetropia, astigmatismo, e outros casos. Entenda um pouco mais sobre cada caso.

Miopia

A Miopia é uma condição de visão na qual as pessoas podem ver objetos próximos claramente, mas os objetos mais distantes parecem borrados. As pessoas com miopia podem ter dificuldade em ver claramente um filme ou tela de TV ou mesmo o quadro branco na escola. A miopia ocorre quando o globo ocular é muito longo ou a córnea (a camada mais externa do olho) é muito curva. Como resultado, a luz que entra no olho não é focalizada corretamente pela retina e os objetos distantes parecem borrados. As lentes que corrigem a miopia são denominadas divergentes ou lentes negativas. As lentes de contato costumam fornecer uma visão melhor do que os óculos, pois ficam mais próximas do olho oferecendo uma visão mais clara e um campo de visão mais amplo.

Hipermetropia

A hipermetropia é uma condição de visão na qual objetos distantes podem ser vistos claramente, mas os próximos não entram em foco apropriado. A hipermetropia ocorre quando o globo ocular está muito curto ou a córnea tem pouca curvatura. Nesses casos, seu olho não consegue focar corretamente a luz que entra nele. As lentes que corrigem a hipermetropia são denominadas convergentes ou lentes positivas. As lentes de contato costumam fornecer uma visão melhor do que os óculos, pois ficam mais próximas do olho oferecendo uma visão mais clara e um campo de visão mais amplo.

Astigmatismo

O astigmatismo é uma condição na qual o olho não focaliza a luz uniformemente na retina. Isso pode fazer com que as imagens pareçam turvas. O astigmatismo ocorre quando a córnea é mais ovalada, e esta forma não permite que a luz se concentre adequadamente na parte de trás do olho (retina). A córnea de um olho normal é curva como uma bola de basquete, com o mesmo grau de arredondamento em todas as áreas. Um olho com astigmatismo tem uma córnea que é mais curva como uma bola de futebol americano, com algumas áreas que são mais inclinadas ou mais arredondadas do que outras. Como resultado disto as imagens ficam borradas e desfocadas. As lentes que corrigem o astigmatismo geralmente são denominadas tóricas ou cilíndricas, mas existem outros desenhos e combinações que podem solucionar esta ametropia. As lentes de contato funcionam como a primeira superfície de refração para os raios de luz que entram no olho, causando uma refração ou foco mais preciso, por isso costumam fornecer uma visão mais clara e um campo de visão mais amplo do que os óculos.

Presbiopia

Essas alterações dificultam o foco em objetos próximos. A presbiopia é uma condição relacionada à idade em que a capacidade de focalizar de perto se torna mais difícil. À medida que o olho envelhece, o cristalino não consegue mais mudar de forma o suficiente para permitir que o olho foque os objetos próximos com clareza. A presbiopia pode ocorrer subitamente, geralmente se torna perceptível a partir dos 40 anos, mas a redução da visão ocorre ao longo de vários anos. Ela é uma parte natural do processo de envelhecimento do olho e não pode ser evitada. As lentes que corrigem a presbiopia geralmente são denominadas bifocais ou multifocais, mas existem outros métodos de correção com lentes monofocais. Alguns sinais de presbiopia incluem segurar materiais de leitura no comprimento do braço, visão borrada na distância de leitura normal e fadiga ocular, juntamente com dores de cabeça ao fazer um trabalho próximo.

Envie uma mensagem

Preencha o formulário abaixo e envie uma mensagem

Eu sou uma caixa de mensagem. Clique no botão editar para mudar este texto.

Endereço

Av. Guido Mondin, 472

Porto Alegre – RS

CEP: 90230-260

Telefone

+55 51 33581700

E-mail

optolentes@optolentes.com.br

A empresa

A Optolentes é uma Indústria 100% Brasileira, especializada na fabricação de lentes de contato para solução das mais diversas dificuldades visuais.

Nossa história

A Optolentes nasceu em 1982, fundada por Nery Prochnow e Gentil Ligabue. Baseados na experiência acumulada ao longo de anos na fabricação e adaptação de lentes de contato, os dois sócios almejavam produzir as melhores lentes do mercado. No primeiro ano de funcionamento, a Optolentes era formada por 5 funcionários e produzia apenas lentes rígidas de PMMA. Ao longo dos anos, a empresa agregou materiais mais sofisticados e novos desenhos a seus produtos, o que trouxe sucesso e novas técnicas.

Nossa equipe

Para trabalhar com lentes de contato é necessário gostar de detalhes, ter apreço pela precisão e sensibilidade para lidar com materiais extremamente delicados, compatíveis com a própria natureza do olho. O reconhecimento pela qualidade de nossos produtos é resultado do trabalho de mais de 200 colaboradores entre a fábrica em Porto Alegre e os revendedores espalhados pelo Brasil, que tornam a marca presente em todo território nacional.

Instalações

Nossas instalações contam com 2.000 m² de tecnologia e inovação perfeitamente adequados às exigências da saúde e às normativas de segurança. Eficiência e produtividade garantem a melhor lente do país, sempre visando a ampliação de nossa força produtiva e o desenvolvimento de novas linhas de produtos para nossos clientes.

Valores

Nossa missão é desenvolver produtos de alta qualidade que possam satisfazer as necessidades de nossos clientes e oferecer boa visão a todos.

Nossa carta de valores

  • Missão: Com lentes de contato e produtos a fins, proporcionar visão às pessoas, de forma ética, saudável, confortável e conveniente.
  • Política de qualidade: Através da melhoria contínua, do atendimento aos requisitos da qualidade e às boas práticas de fabricação, ofertar produtos e serviços adequados à satisfação dos clientes, desenvolvendo a empresa técnica, operacional, comercial e financeiramente.

Conheça a Optolentes

A Optolentes é uma Indústria 100% Brasileira, especializada na fabricação de lentes de contato para solução das mais diversas dificuldades visuais.

 Saúde Ocular

Limpeza e manuseio

Para garantir a vida útil de suas lentes de contato e manter a uma boa saúde ocular tenha alguns cuidados, é importante saber como é feita a limpeza e manutenção das lentes, além de respeitar o prazo de validade. Siga o passo a passo e mantenha sua visão livre de problemas.

Dicas e cuidados

As lentes de contato proporcionam praticidade em diversos momentos do dia e são uma ótima alternativa para os usuários de óculos.

Confira aqui algumas dicas e curiosidades sobre lentes de contato.

Ametropias

As lentes de contato são uma ótima opção para correção de problemas de visão, elas corrigem miopia, hipermetropia, astigmatismo, e outros casos. Entenda um pouco mais sobre cada caso.

Envie uma mensagem

Preencha o formulário abaixo e envie uma mensagem